domingo, 21 de novembro de 2010

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos.

   A inserção da criança de 6 anos no ensino fundamental tem dois opostos o primeiro que o ato de ensinar a ler e a escrever equivaleria a "roubar" das crianças a possibilidade de viver mais plenamente o tempo da infância.
  De outro lado, o trabalho com a lingua escrita desde a educação infantil é avaliado positivamente  e incentivado como uma medida "compesatória".
São muitas as perguntas a serem respondidas a cerca desse assunto, que não devemos avaliar um ou outro papel sem antes refletir sobre a criança e suas variadas formas de expressão e a sua relação que ela tem com o mundo.
  Toda criança assimila de um jeito diferente as coisas que estão ao seu redor, devemos parar e analisar que condições psiquicas, sociais e emocionais esta criança de 6 anos está inserida, seria possível ensinar novas formas de linguagem, e, ao mesmo tempo, respeitar seus desejos, aspirações , possibilidades, condições de aprendizagem?
  A escrita precisa ter significação, vivemos numa sociedade mediatizada pela escrita,ou seja, se apropiam da escrita como um instrumentode inserção cultural e social, como transformação do ambiente social.Sabemos que o conceito de infância não foi processo natural assim como vemos hoje,foi um resultado gradativo de mudanças com a construção da modernidade, acriança não era pensada como criança, não eramdiferenciada de adultos.
   Piajet adotou uma linha de investigação, sobre a compreensão do conhecimento  a fim de infatizar o papel do individuo e como ele dá sentido ao mundo que o cerca.Vygoststy também deu importância do papel do sujeito na aprendizagem, chegou a uma conclusão de que a criança necessita ser ensinada naturalmente, ao referir-se a Montessori salienta a importância da utilização de brinquedos que estão expostos pela sala de aula, e que o escreve precisa ser "cultivado" e não "imposto", acredito nessas afirmativas o professor pode e deve utilizar todos os meios que o cerca na sala de aula, visando a melhor aprendizagem para seus alunos.
  A escola ás vezes é o unico instrumento para adquirir capacidades e habilidades que lhes permitem usufruir da cultura letrada. A mediação do professor é extremamente necessária, não apenas porque elas  não conseguem autonomia, mas também porque para elas a interação por meio da lingua escrita é uma situação que apresenta condições de produção ainda desconhecidas.

Um comentário:

  1. Muito bem Gisele!!! Gostei de ver!!! É isso aí guria!
    Agora quem sabe começas a articular as leituras à prática que estás fazendo... Como podes refletir sobre isso? Ligia

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