segunda-feira, 15 de novembro de 2010

pcn da lingua portuguesa e a monitoria

     O PCN da Lingua Portuguesa diz que conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saúdavéis como aspectos básicos de qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à saúde coletiva.
      Achei está frase pertinente avaliando a escola onde estou enserida no capes, pude perceber o quão é relevante esta questão de saúde individual e coletiva, a escola por estar situada numa zona extremamente carente de inclusão social,possui várias carências, mas me perguntarão o que tem a ver com pcns, educação, etc..., digo que tudo pois,na minha visão de educadora, a escola como mobilizadora social tem como dever enfatizar estas questões por muitas vezes esquecida do ciudado com próprio corpo.
   A alfabetização não é um processo baseado em perceber e memorizar( isso não significa que não haja lugar para a percepção e a memória), mas que elas não são o centro do processo e, para  aprender a ler e a escrever, o aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: ele precisa compreender não só  o que a escrita  representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem, acredito plenamente nessas palavras porque o processo de alfabetização não pode ser algo mecânico, tem que ser algo que tenha significado para o aluno, senão vamos ver mais e mais sujeitos sem capacidade de raciocínio lógico,com as famosas frases feitas e assim por diante.
Formar leitores é algo que requer,portanto, condições favoráveis para a prática de leitura:
 * dispor de uma boa biblioteca, de um acervo com livros e outros materiais de leitura;
* organizar momentos  de leitura livre em que o professor também leia;
* planejar as atividades diárias garantindo que as leituras tenham a mesma importância que as demais;
*possibilitar aos alunos a escolha de suas leituras fora da escola;
* possibilitar aos alunos o emprestimos de livros na escola;
*construir uma politica de formação de leitores na qual todos possam contrubuir com sugestões para desenvolver uma prática constante de leitura que envolva o conjunto da unidade escolar.   
    Estes tópicos são aspectos maravilhosos se em todas as escolas existisse esta prática de leitura, sabemos que em muitas escolas a realidade é outra, as vezes não se possue nem a biblioteca quanto mais os livros, mas quanto a realidade da Escola Erineo Rapaki,pude perceber que há um motivação para com o acesso a leitura tanto dos alunos quanto dos professores, há um engajamento em prol da melhoria da biblioteca e seu acesso, os acervos são atualizados, enfim tem uma união colaborativa por parte de membros integrantes da equipe escolar em torno de uma causa que é a leitura.

2 comentários:

  1. Estamos na na escola com objetivo de contribuir no processo de formação de leitores...

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  2. como estas idéias se articulam a prática que vivenciaste?

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