quarta-feira, 2 de novembro de 2011

oficinas

Oficinas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Erineo Rapaki
GISELE NEGRUNI BARBOSA
Projeto: Como práticas pedagógicas que explore a corporeidade auxiliam na escrita e leitura

1ª oficina
Objetivos


• Identificar as partes do seu corpo
• Reconhecer os sentidos
• Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo
• Prática de escrita e leitura
Conversa informal sobre cada parte do seu corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, pernas, pés..., deixar que eles se expressem livremente.
Ao final da conversa sugerir o trabalho com as músicas já conhecidas.
Cabeça, ombro, joelho e pé, música da Xuxa que explora as partes do corpo, cantar a música dramatizando, pedir que as crianças mostrem as partes do corpo em si e dos amigos.

Dinâmica: cabra-cega, sentar-se no colo, João bobo e das partes do corpo.
Relaxamento

Música calma para relaxar, em duplas tocar um no outro, e assim por diante.
Culminância: desenhar ou escrever o que aprenderam com a aula de hoje.

2ª oficina
Objetivos
• Estimular a atenção e raciocínio
• Identificar ad partes do corpo
• Motricidade fina
• Praticar escrita e leitura

Contação da história: Dodó de Ziraldo

Bonecos articulados com meninos e menina
Pintar, recortar, montar e deixá-los manipular livremente, depois dessa construção, irão montar uma história baseada nesses bonecos,enfim dando nome, idade, fazer um mini teatro com as figuras, reproduzindo a história contada antes.
Livro de Ziraldo ( Que fala das partes d o corpo)

3ª oficina
Objetivos
• Estimular a oralidade, a escrita e a leitura

Levar para a sala várias gravuras de partes do corpo e colocar dentro de uma caixa.
Fazer um circulo na sala e colocar a caixa no meio e cada criança pega uma gravura, formando a frase da maneira que compreender e assim devemos conversar sobre o que escreveram, montar um mural na escola.
Dinâmica de encerramento: "Descobrindo as qualidades"
Objetivo: Interação
Materiais: quebra-cabeça, pedaços de papel e caneta
Procedimento: Dois grupos formam um círculo, com os componentes intercalados ( ex. um do amarelo, outro do azul e assim em diante até terminar o círculo). Cada componente deve escrever em um pedaço de papel uma qualidade própria (usando apenas uma palavra) e entregar para o participante do lado direito, sendo este o componente do grupo oposto, que deverá fazer mímica para que o seu grupo descubra a qualidade do participante ao lado (grupo oposto), quando o grupo acerta a qualidade logo o outro componente do mesmo grupo anterior que estava fazendo a mímica começa a fazer também a sua e assim sucessivamente. Enquanto isso o líder do grupo oposto está dentro do círculo montando um quebra cabeça, quando ele terminar o tempo acaba e ganha o grupo que descobriu mais qualidades do grupo oposto.
4ª oficina
Objetivos
• Motricidade fina
• Estimular a atenção e concentração
• Estimular escrita e leitura

1ª atividade - Distribuir jornais e revistas para cada aluno e pedirei para que recortem partes do corpo e monte numa folha de oficio.

2ª atividade - com a mesma atividade montar um quebra- cabeça com as partes, montar e remontar o quebra - cabeça .

3ª atividade - Recortar e colar as partes do corpo no lugar certo.


5ª oficina
• Expressão corporal
• Concentração e atenção
• Estimulo para escrita e leitura
Jogos que envolvam a expressão corporal
1ª atividade – saco das palavras (cada um ganhara um saco com palavras ex. boca, olhos, nariz etc.) o que terminar de escrever primeiro e certo, será o vencedor.
• 2ª atividade
• Pular em pé só ao som de um ritmo
• Pular entre bambolês
• Chefinho mandou
• Batatinha quente
• Morto-vivo
• Estátua
• Cabra- cega
3ª atividade: massinha de modelar a vontade para criar a figura deles próprios.


6ªoficina
• Memória, atenção e concentração
• Escrita e leitura

1ª atividade: jogo dos cinco sentidos
Regras deste jogo
• Embaralhar as cartas
• Dividir a turma em dois grupos
• Distribuir 5 cartas para cada participante e coloque o restante no centro da mesa.
• Cada um deve mostrar uma seqüência de três cartas de sentido, parte do corpo e uma situação relacionada
• Quem não tiver as cartas poder tira dois do monte se ainda não formar o trio perde a vez.

2ª atividade: jogo do que é o que é

Regras do jogo
• Montar dois grupos e o próprio grupo decide quem vai ser o primeiro
• Terá varias fichas com adivinhas e ganhara quem mais acertar pelo grupo as respostas.
3ª atividade: trilha dos sentidos( cada grupo terá uma trilha e terá seis palavras que temos no nosso corpo e quem ler mais rápido ganhar a competição);
4ª atividade: cada um ganhara uma folha de jornal e fará um boneco com todas aas partes do corpo que estudamos até agora, depois pedirei para cada escolher um nome, idade e outras características que quiser para seu boneco.
5ª atividade: desenhar ou escrever o que ficou da aula, o que não gostou e o que mais gostou.


7ª oficina

• Estimulo para escrita e leitura
* Expressão corporal

1ª atividade: relaciona os órgãos dos sentidos com as palavras
2ª atividade: cruzadinha com sentidos
3ª atividade: caça- palavra
4ª atividade: jogos na sala:
• Morto vivo
• Os sentidos
• Trilha dos sentidos
• Adivinhação
• Estatua

8ª oficina

• Estimulo para escrita e leitura
• Expressão oral e corporal


1ª atividade: leitura de diversos livros e depois representar em forma de desenho.
2ª atividade: ordenar as silaba para formar a palavra certa
3ª atividade: desenho com três crianças, completar as partes que eles acham que falta.
4ª atividade: desenho e escrita sobre a aula.


9ª oitava oficina


1ª atividade: Contação da historia ida e volta de Juarez machado
É uma historia sem palavras escritas que os pés levam a vários lugares , então eles irão criar o conteúdo desta história, será montada como uma história em quadrinho, para expormos na escola.
Corrida dos sapatos: jogadores que calçarem sapatos sapatos trocados, ou não o calçarem direito, serão desclafissicados. Cada jogador que retornar à linha de partida, e não for desclassificado, marcará um ponto para a equipe. Ganhará a equipe que marcar o maior número de pontos. Os jogadores tiram os sapatos, que serão embaralhados.
Dá-se o sinal de início, e os jogadores devem sair correndo, até encontrarem seus dois pés de sapato, calçando-os seguida. Feito isso, voltam ao ponto de partida. Formam-se duas equipes, que são dispostas em fileira.
2ª atividade: Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.
De onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.
Corrida num pé só: O condutor deverá traçar duas retas paralelas, porém a uma boa distância (de acordo com a idade), uma será a largada e a outra a chegada. Os participantes deverão ficar atrás da reta de largada e deverão chegar até a reta de chegada correndo com um pé só (como um saci). Ganhará a criança que ultrapassar a reta de chegada primeiro.
Corrida dos sapatos: jogadores que calçarem sapatos sapatos trocados, ou não o calçarem direito, serão desclafissicados. Cada jogador que retornar à linha de partida, e não for desclassificado, marcará um ponto para a equipe. Ganhará a equipe que marcar o maior número de pontos. Os jogadores tiram os sapatos, que serão embaralhados.
Dá-se o sinal de início, e os jogadores devem sair correndo, até encontrarem seus dois pés de sapato, calçando-os seguida. Feito isso, voltam ao ponto de partida. Formam-se duas equipes, que são dispostas em fileira.
10 ª oficina
Objetivos
• Motricidade ampla
• Escrita e leitura

Brincadeiras:
• O macaco mandou
• Estatua
• Amarelinha
• Jogo de futebol, bola de gude
• Corrida de saco
• Pular corda
Depois das brincadeira escrever desenhar a que mais gostou e sugestões de outras para próxima aula.

11ª oficina

• Estimulo para escrita e leitura
• Expressão oral e corporal


O esqueleto


Walter Nieble de Freitas

Por causa de um esqueleto
Corri a não poder mais:
Assustado entrei em casa
E contei tudo a meus pais


“O esqueleto, seu bobinho,
Nunca foi assombração:
É ele um conjunto de ossos
Dispostos em armação.


Sua função principal
É manter o corpo ereto;
Tem cabeça, tronco e membros
Todo esqueleto completo.


Preste, pois, muita atenção,
Guarde bem, jamais se esqueça:
Somente de crânio e face
Se constitui a cabeça.


O tronco tem só três partes,
Vou dizer-lhe quais são elas:
A coluna vertebral,
O esterno e as costelas.


Os membros são conhecidos:
Os de cima superiores;
E os que servem para andar,
São chamados inferiores”.


Até agora não compreendo
Como é que fui tolo assim:
Correr de um pobre esqueleto
Tendo outro esqueleto em mim!
Analisar a poesia e depois reconstruí-la novamente através de retalhos da poesia
Quebra cabeça corpo humano
12ª oficina
• Estimulo para leitura e escrita
• Percepções

Utilizar o espelho para percepção de EU
Indagar sobre o que viram no espelho
Desenhar eles próprios
Escrever o nome das figuras que distribui sobre as partes do corpo
13ª oficina
• Estimulo de escrita e leitura
• Motricidade fina
Escolher um menino e uma menina para contorno do corpo e cada um dever ajudar a colorir seus coleguinha
Para treinar o equilíbrio cada um deve seguir os pés demarcados pela sala ler variadas e criação da bota da leitura

14ª oficina

• Motricidade fina
• Desenvolver escrita e leitura

O corpo humano
Coleção dentro da gente de Stella carr


Contar a história
Atividades sobre o livro como reescrita e reconstrução da história;
Quebra cabeça com palavras do livro
Confecção de boneco de jornal

15ª oficina

• Motricidade fina
• Leitura e escrita
O Corpo Humano
Walter Nieble de Freitas

• Toda criança estudiosa,
• Que deseja passar de ano,
• Deve saber que em três partes
• Se divide o corpo humano.

• São: cabeça, tronco e membros
• – É bem fácil a lição –
• Vejamos parte por parte,
• Preste, pois, muita atenção.

• Na memória, guarde bem,
• É importante, não se esqueça!
• Somente de crânio e face
• Se constitui a cabeça.


• Ilustração, Maurício de Sousa, modificada.

• No crânio, ficam o cérebro
• E outros órgãos protegidos;
• Estão na face o nariz,
• A boca, os olhos e ouvidos.

• O tronco está dividido
• – Veja as Ciências Naturais –
• Em tórax e abdome,
• Duas partes, nada mais.

• Localizam-se no tórax
• – Não vá fazer confusão –
• Dois órgãos muito importantes:
• Os pulmões e o coração.



• Fazem parte do abdome:
• Estômago, pâncreas e rins
• E também os intestinos
• Com outros órgãos afins.

• Em dois planos diferentes
• Os membros estão situados:
• Superiores e inferiores
• São eles asssim chamados.

• São dos membros superiores
• – Aprenda bem a lição –
• O ombro, o braço, o antebraço
• E também a nossa mão.



• Vejamos os inferiores
• – Você quer saber, não é? –
• São estas as suas partes:
• Quadril, coxa, perna e pé.

• O nosso corpo precisa
• Banho com água e sabão,
• Bastante exercício, ar puro
• E boa alimentação.

• Mas, ao lado de tudo isto,
• Não descuide da instrução,
• Porque assim você terá
• Mente sã em corpo são.

• Em: Barquinhos de papel: poesias infantis, Walter Nieble de Freitas, São Paulo, SP, Editora Difusora Cultural:1961.


Teatro de deboches sobre o poema

Montar histórias em quadrinhos sobre os personagens da história.

16ª oficina
Objetivos
• Desenvolver oralidade
• Desenvolver escrita e leitura
Contar a história a grande questão de Erlbruch, livro de perguntas sobre as grandes questões do mundo e desta questão levantar a idéia de corpo para serve?
Trazer jornais variados para que cada um pense qual sua grande questão e construir um mural das grandes questões do mundo.
Discutir em como o corpo se insere nestas noticias de mundo que selecionaram.

17ª oficina

• Desenvolver leitura e escrita
• Expressão oral e corporal
Fiz uma seleção de perguntas sobre algo que queriam saber como passou uma borboleta na janela, resolvemos conversar sobre para que serve as borboletas.
Acharam hipóteses a partir de livros didáticos da biblioteca e da sala para que servem as borboletas.
Depois das hipóteses formuladas de cada um escrever o que acharam e expomos na escola a pesquisa.

18ª oficina

Objetivos
• Demonstrar criatividade
• Desenvolver leitura e escrita
• Participar de atividades rítmicas
• Demonstrar noção de seqüência
Musica de Victor e Léo: Borboletas (dançar e cantar, no ritmo lento e agitado, na voz alta e baixa)
Depois iremos ler a letra da musica para ver se estava igual a que cantaram
Trabalhar recorte e colagem com a musica.
19ª oficina
• Desenvolver leitura e escrita
• Expressão corporal


Construir borboletas com balão
Com os balões fazer a brincadeira do pula pula canguru
Alvo humano
Gatinho doente
Tromba do elefante
Dobradura de borboleta construir história para ela.

20ª oficina
• Demonstrar criatividade
• Desenvolver escrita e leitura
• Expressão oral e corporal

A Borboleta E A Lagarta
Palavra Cantada
Lá lá lá, lá, lá, lá vai uma lagarta
Tá tá tá tá sempre a mastigar
Nhac, nhac, nhac como está com fome
Come come come sem parar
Lá,lá,lá lá lá, lá, lá vai borboleta
Tá tá tá tá livre a voar
Flap, flap, flap cor de violeta
Uma flor voando pelo ar
Flap Flap Flap flap Flap Flap flap
Nhac, nhac, nhac, nhac
Será que a borboleta lembra que já foi lagarta?
Será que a lagarta sabe que um dia vai voar
Letra da musica para acompanhar ao vídeo
Teatro das borboletas com fantoches construídos por eles
Bingo com as palavras da musica
Dramatizar a musica
Karaokê da musica
21ª oficina
• Desenvolver escrita e leitura
• Expressão oral


História: Os dez amigos de Ziraldo



Construir luva para contar a história
Perguntar o que mais os dedos podem fazer, alem de brincar,tocar...
Teatro dos dedos ( desenhar no dedos dos alunos para construir teatro de dedos)
22ª oficina
• Demonstrar criatividade
• Desenvolver leitura e escrita
Com a historia os dez amigos confeccionar cartaz dos amigos da turma cada um ira pintar sua mão da cor que quiser e colocar num cartaz para expor
Dinâmica caixa de bombons
Construção de livro com eles sobre o que ficou das aulas que tivemos quais suas impressões.




Um comentário: